INSS vai devolver quase R$ 293 milhões após descoberta de fraudes em descontos associativos

O INSS vai devolver R$ 292,7 milhões a aposentados e pensionistas entre 26 de maio e 6 de junho. O valor refere-se a mensalidades de abril descontadas indevidamente por sindicatos e associações, bloqueadas após uma operação da Polícia Federal que revelou fraudes bilionárias no sistema.
A devolução será feita diretamente na conta em que o beneficiário recebe o pagamento, conforme o final do número do benefício. Os descontos foram aplicados sem autorização, com uso de documentos falsos e assinaturas forjadas.
Segundo a PF, associações firmavam Acordos de Cooperação Técnica com o INSS para oferecer supostos serviços, como auxílio jurídico e funerário, mas 70% das entidades analisadas não comprovaram estrutura nem apresentaram documentação exigida.
O presidente do INSS afirmou que haverá ressarcimento para quem não autorizou os descontos, mas a devolução dos valores anteriores a abril não será automática. Informações detalhadas serão divulgadas a partir de 13 de maio, com canais específicos para consulta no dia 14.