Zé Ronaldo volta a se encontrar com Jerônimo e intensifica rumores de migração para a base do governo

Os sinais de reaproximação entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), vêm se intensificando nos últimos meses. O gesto mais recente aconteceu nesta quarta-feira (28), quando o prefeito esteve presente na entrega de cozinhas comunitárias e solidárias, além do anúncio da construção de novas unidades em Feira de Santana, durante o 3º Seminário Estadual do programa Bahia Sem Fome, no Centro de Convenções do município.
A presença de José Ronaldo em um evento institucional do governo estadual, que também contou com a participação de movimentos sociais e lideranças políticas aliadas do PT, reforça as especulações sobre uma possível mudança de posicionamento político do gestor feirense, tradicionalmente alinhado ao grupo liderado por ACM Neto (União Brasil).
Encontros frequentes
Desde o fim das eleições municipais, Jerônimo tem promovido uma série de agendas com prefeitos de diferentes regiões da Bahia — incluindo gestores que estiveram na oposição durante a campanha de 2022. Um dos encontros mais comentados foi com o próprio José Ronaldo, em fevereiro deste ano, quando ambos discutiram ações conjuntas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.
A aproximação gerou rumores sobre uma possível mudança de grupo político por parte do prefeito de Feira de Santana. A especulação ganhou força após a participação conjunta dos dois na abertura da tradicional Micareta de Feira, no início de maio. Na ocasião, o governador foi questionado sobre a possibilidade de contar com o apoio de Zé Ronaldo:
“Se você perguntar: você tem expectativa que Zé Ronaldo caminhe com você? Na hora correta, a gente vai conversar sobre isso. Mas é claro que eu desejo”, afirmou Jerônimo em entrevista à imprensa local.
Sinais de gratidão
Os gestos de cortesia não têm vindo apenas do lado do governador. José Ronaldo também tem feito declarações públicas que foram interpretadas como acenos ao chefe do Executivo baiano. Durante uma visita de Jerônimo e do ministro dos Transportes, Renan Filho, para autorização de obras de infraestrutura na cidade, o prefeito não poupou elogios:
“Vivo aqui hoje um dos melhores momentos da minha vida. Em algumas oportunidades, tive o prazer de receber o presidente Lula nesta terra e fiz essa solicitação. Então, eu não poderia, em hipótese alguma, deixar de dizer que estou grato pela autorização desta obra.”
Cenário político em transição?
Apesar de ainda não haver anúncio oficial sobre uma eventual mudança de palanque por parte de José Ronaldo, a frequência dos encontros e a troca de elogios sinalizam que o cenário político em Feira de Santana — e, por consequência, na Bahia — pode estar em transição. Para observadores políticos, essa possível reconfiguração pode ter reflexos diretos nas eleições municipais de 2024 e na formação de alianças para 2026.
Enquanto isso, Jerônimo Rodrigues segue investindo em ampliar sua base de apoio no interior do estado, com um discurso de diálogo e parceria institucional acima de divisões partidárias. Já José Ronaldo, embora ainda ligado ao União Brasil, demonstra disposição para abrir canais com o atual governo estadual — algo impensável em anos anteriores.